o livro dos espíritos
Baseado em Fatos Reais
Livro: O Livro dos Espíritos
Autor: Allan Kardec
Editora: Lake
'O Livro dos Espíritos' é o primeiro livro da Codificação Espírita, livros que servem como principal orientação do Espiritismo. Publicado primeiramente em 16 de março de 1860 por Allan Kardec.
A primeira parte do livro narra as manifestações de espíritos que se tornaram famosas no Século XIX e a metodologia usada por Kardec para receber instruções dos espíritos e a compilação das perguntas e respostas endereçadas a estes seres para esclarecimento.
O restante da obra se divide em quatro "livros", como comumente se dividiam as obras filosóficas à época, que abordam respectivamente:
Das causas primárias - abordando as noção de divindade, Criação e elementos fundamentais do Universo.
Do mundo dos Espíritos - analisando a noção de Espírito e toda a série de imperativos que se ligam a esse conceito, a finalidade de sua existência, seu potencial de auto-aperfeiçoamento, sua pré e sua pós-existência e ainda as relações que estabelece com a matéria.
Das leis morais - trabalhando com o conceito de Leis de ordem Moral a que estaria submetida toda a Criação, quais sejam as leis de: adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade e justiça, amor e caridade.
Das esperanças e consolações - concluindo com ponderações acerca do futuro do homem, seu estado após a morte, as alegrias e obstáculos que encontra no além-túmulo.